Sustentabilidade e pandemia: o que mudou no meio ambiente em 2020?

Muita coisa mudou em 2020: a saúde, tecnologia, rotinas, economia… Em relação ao meio ambiente, não foi diferente. Por isso, trazemos aqui os principais impactos registrados na natureza no decorrer do último ano, principalmente os fatos consequentes da pandemia do coronavírus. Com isso, é possível compreender e visualizar a importância da sustentabilidade em nossa realidade.

Para começar, você sabia que especialistas dizem que as emissões de CO2 caíram 7% em 2020? Esta apuração do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente é justificada pela desaceleração das atividades na pandemia. Segundo a instituição, em matéria do UOL Meio Ambiente, a queda da emissão dos gases é reflexo da redução de viagens, das atividades industriais e da produção de energia.

Além disso, o “Mundo dos Bichos”, do portal A Cidade ON, reuniu diversas boas notícias para o meio ambiente que aconteceram em 2020. Como, por exemplo, o aumento na adoção de animais; a forma como os Canais de Veneza, na Itália, ficaram mais limpos e cristalinos; ou ainda o fato de o Himalaia ficar visível pela primeira vez em 30 anos!

Para completar, a sexta edição do estudo CEO Outlook revelou que o tema sustentabilidade ganhou mais destaque entre as prioridades dos CEOs do mundo todo. A pesquisa, compartilhada pelo Diário do Comércio, apontou que 60% dos líderes de negócios brasileiros e 71% dos globais se importam com o combate às mudanças climáticas. Isso demonstra uma maior sensibilização frente à urgência dos assuntos ligados à responsabilidade ambiental.

Más notícias para o meio ambiente em 2020

Mas nem só de boas notícias se fez 2020. De acordo com informações do portal Meu Resíduo, o isolamento e distanciamento social refletiram em aumento de 15 a 25% na geração de resíduos domiciliares.

Além disso, houve um crescimento de 10 a 20 vezes na geração dos resíduos de hospitais e de ambientes da saúde. Por isso, para combater este impacto ambiental, é importante realizar corretamente a coleta seletiva, conforme ensinamos aqui no blog.

E, em matéria da National Geographic, especialistas compartilharam o receio de que, após a pandemia, as emissões de poluentes sejam mais intensas do que antes. Isso porque, durante a crise financeira de 2007 e 2008, por exemplo, houve uma redução semelhante à do momento. Entretanto, elas voltaram mais intensas, devido as produções que tentaram “recuperar o tempo perdido”.

Vale lembrar também que em 2020 aconteceram diversas queimadas, conforme registramos aqui em nosso blog, além de muitos outros incidentes que impactaram nossas vidas e o meio ambiente.

Tenha um 2021 repleto de boas notícias 

Agora, quer um 2021 só com boas notícias para o meio ambiente? Então, priorize a sustentabilidade no “novo normal”. E isso não só se aplica a rotina dos lares, como também das empresas.

Sendo assim, para reduzir ou até eliminar a poluição gerada pela sua empresa, é necessário controlar todas as informações dos negócios.

Desta forma, é possível acompanhar todas as ações e agir a tempo para reduzir todos os seus impactos. Para isso, conte com o Laboratório CSL, que presta serviços de análise ambiental, realiza trabalhos como o de amostragem e análises ambientais.