Vivemos um momento de profunda transformação social e atualmente, mais do que nunca, atitudes individuais, que não reflitam sobre a importância de pensar na coletividade, são completamente condenáveis.
As preocupações ambientais, deixaram de ser um assunto do futuro, pois vivemos no presente, os efeitos das atitudes irresponsáveis do passado.
Por tudo isto, possuir uma política que valorize a ética ambiental é extremamente necessária para qualquer empresa, independente de sua área de atuação.
Dentro desse contexto, a redução dos gases poluentes é um dos itens mais importantes de uma gestão ambiental de qualidade.
Historicamente, as empresas são as maiores responsáveis pelo aquecimento global, portanto, a responsabilidade de mudar esse cenário, cada dia mais preocupante, também precisa partir delas.
Mas, afinal, é possível reduzir de fato a emissão de gases poluentes?
A resposta para a pergunta é SIM em caixa alta, para não restar dúvida!
E para isto, a mudança de atitude é essencial e depende de toda sociedade, individual e coletivamente.
No caso das empresas, as estratégias devem ser elaboradas a partir de cada segmento empresarial, entretanto, algumas ações são as mesmas para todos.
Abaixo listamos 6 atitudes que as empresas podem ter para ajudar na redução de gases poluentes. Confira!
1) Analise quais atividades costumam gerar mais gases poluentes e a partir daí, planeje ações que possam ajudar a diminuir a quantidade dessas emissões;
2) Crie uma agenda de metas para a redução da emissão de gases poluentes. Estabeleça prazos e ao cumprir os objetivos, estabeleça novas ações até eliminar definitivamente todos os processos que sejam prejudiciais ao meio ambiente;
3) Envolva os colaboradores para que todos estejam comprometidos com o objetivo, para isto, aposte em campanhas motivacionais que além de eficientes promovem a sensação de que todos são importantes dentro do sistema, o que gera mais empenho e dedicação!
4) Comece tomando pequenas medidas e quando menos esperar, estará promovendo grandes transformações. Uma boa maneira de seguir esse caminho é estabelecer uma cultura de reciclagem, no fim das contas, com o reaproveitamento de materiais, a produção diminui o que ajuda a evitar o aquecimento do planeta;
5) Aposte em energias renováveis, pois além delas não se esgotarem, são mais econômicas e poluem menos. A energia solar está aí para comprovar o quanto a prática é assertiva e sustentável;
6) E por falar em energia, opte por máquinas (isto inclui automóveis) que usem biocombustível, afinal, eles são renováveis e diminuem a emissão de poluentes.
Em suma, reavalie os processos e busque se enquadrar na ética ambiental necessária para garantir a saúde do planeta, atender as normas exigidas por lei e ainda tornar sua empresa uma empresa ciente de suas responsabilidades.
Precisa de ajuda para transformar sua empresa e seus processos produtivos?
O Laboratório de Análises Ambientais CSL tem como missão garantir qualidade e confiabilidade de análise de água, efluentes e resíduos.
Além disto, oferecemos serviços de assessoria, juntamente com alguns produtos, além do monitoramento de emissões atmosféricas.
Nosso atendimento é personalizado e focado na solução do problema do cliente, com retorno rápido e acompanhamento diferenciado. Fale conosco e saiba mais!