A expressão clichê “Chorar pelo leite derramado” se enquadra perfeitamente para empresas que só procuram uma consultoria ou assessoria ambiental depois que são advertidas ou, até mesmo, multadas por não estarem em conformidades com as normas do setor.
E isso vale para qualquer segmento de negócios que, de alguma maneira, podem impactar o meio ambiente: ou seja, quase todos.
É a consultoria ambiental que, com uma equipe especializada e atualizada com as normativas, vai indicar possíveis danos ambientais que uma empresa ou projeto podem causar.
Esses impactos podem ser frutos de descarte de resíduos, recursos ambientais mal utilizados e instalações mal planejadas, por exemplo.
Então, o que ela faz que minha equipe interna não pode fazer?
Vamos começar pela elaboração de estudos ambientais, que podem conter: análises de contaminação da terra e da água; estudos de políticas de gestão de resíduos; criação de Sistemas de gestão ambiental; avaliação do ar; avaliação de impacto ambiental da fauna e da flora; gestão de questões legislativas para clientes (obtenção de licenças de operação); desenvolvimento de modelos conceituais (identificando e considerando possíveis fontes contaminantes); identificação de atividades anteriores e qualquer contaminação ao avaliar propriedades.
A consultoria faz todo o estudo e a assessoria o implementa. No próximo texto, explicaremos melhor: o que é assessoria ambiental.